sábado, 11 de setembro de 2010

Dermolipectomia-abdominoplastia

A abdominoplastia é o sonho de muitas pessoas. Mulheres, frequentemente sofrem com flacidez abdominal após uma gestação, e ficam com aquela barriguinha de avental, uma pelanquinha caindo pra fora da roupa, biquini etc..... um horror!!!!! Aqueles que passam por cirurgias de redução do estômago também são vítimas desse mal, ou mesmo quem perde muito peso.... a pele flácida muitas vezes continua lá para nos lembrar dos quilinhos a mais que tínhamos.  Esse problema pode ser resolvido com um procedimento chamado Dermolipectomia abdominal. Abaixo constam algumas informações beeeem bacanas para você ficar mais por dentro do assunto.

A dermolipectomia corrige o excesso de gordura e pele localizados na região abdominal, essa cirurgia pode ser feita tanto para remodelagem abdominal como para correção.
Na retirada da pele e gordura poderá haver uma redução de peso corporal, que varia de acordo com o volume retirado.

1) A CIRURGIA DEIXA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?

A cicatriz resultante de uma dermolipecitomia localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar disfarçada sob as roupas de banho (há casos, mesmo em que a própria “tanga” poderá ser usada), e infalivelmente passará por vários períodos de evolução, como se segue:
a- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
b- PERÍODO MEDIATO. Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
c- PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do abdome deverá ser feita após este período.

2) É VERDADE QUE SERÁ FEITO UM NOVO UMBIGO?

Não. O seu próprio umbigo será transplantado e, se necessário, remodelado. Deve-se levar em conta que, circundando o umbigo existirá uma cicatriz que sofrerá a mesma evolução da cicatriz inferior. Várias técnicas existem para a reimplantação do umbigo. Todas elas são passíveis de futuras revisões cirúrgicas, caso venha a ser necessário. Isto acontece em decorrência da anomalia na evolução cicatricial de certas pacientes, e é passível de correção, mediante uma pequena cirurgia sob anestesia local, após alguns meses.

3)PODEREI TER FILHOS FUTURAMENTE? O RESULTADO NÃO FICARÁ PREJUDICADO?

O seu médico ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado por aquele especialista. Aconselhamos entretanto, que tenha todos os filhos programados antes de se submeter a uma dermolipectomia abdominal.

4)HÁ PERIGO NESTA CIRURGIA?

Raramente a cirurgia de dermolipectomia traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. O perigo não é maior nem menor que uma viagem de avião ou de automóvel, ou mesmo o simples atravessar de uma rua.

5)QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA NESTA OPERAÇÃO?

Anestesia geral ou peri-dural.

6)QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA E QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?

Em média 90 a 120 minutos. Este período poderá ser prolongado, se o caso demandar. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.
o período de internação varia de 1 a 2 dias dependendo do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário